Radio Evangélica

sábado, 14 de novembro de 2015

Aplicativo possibilita consultas sobre operadoras de planos de saúde

O cidadão brasileiro, beneficiário ou não de planos de saúde, tem à disposição um novo aplicativo desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para celulares smartphones e tablets, que permitirá fazer consultas sobre o setor. A saúde suplementar engloba 50,3 milhões de beneficiários de assistência médica, além de 21,9 milhões de contratos de planos exclusivamente odontológicos.
A ferramenta foi disponibilizada na terça-feira (10). Segundo a diretora adjunta de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Flávia Tanaka, a iniciativa segue a tendência dos dispositivos móveis, "para conferir, de forma ágil, mais informação para consumidores de planos de saúde e demais interessados."
Nessa primeira versão, o aplicativo oferece três serviços. O primeiro é sobre os dados das operadoras. Segundo Flávia, o objetivo é que, a partir do número do registro na ANS ou do nome comercial da operadora, o consumidor consiga saber se esse registro está ativo ou não na agência reguladora, quantos beneficiários a empresa tem e seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). "São dados específicos da operadora, de modo a orientá-lo na hora da contratação e no conhecimento das informações gerais da operadora."
A segunda consulta se refere ao reajuste de planos individuais e familiares. De acordo com a diretora, essa consulta permite que o usuário acesse os valores máximos anualmente autorizados pela ANS por operadora desde 2000, ou seja, desde a criação da agência".
Para Flávia Tanaka, o terceiro serviço tem muita utilidade e reduz a assimetria de informações para o consumidor. Trata-se de consulta sobre a cobertura obrigatória, de acordo com o plano de saúde contratado.
"A partir do tipo de plano selecionado, o cidadão poderá consultar o tipo de procedimento indicado e checar se tem ou não cobertura, Isso facilita muito o conhecimento do cidadão em relação a seus direitos, porque, na hora de agendar exame de maior complexidade e se houver dúvida sobre a cobertura, ele pode fazer uma simples consulta e ter acesso à informação."
O aplicativo tem um ícone de telefone que, uma vez acionado, é direcionado imediatamente para o número gratuito da ANS. Caso continuem as dúvidas, há também acesso à Central de Relacionamento na página da agência. Os três serviços disponibilizados agora podem ser acessados no site da ANS.
Além disso, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da agência, que tem 3.195 itens, também poderá ser pesquisado na ferramenta. A partir de janeiro de 2016, serão incluídos 21 novos procedimentos, ampliando para 3.216 de acessos permitidos ao consumidor por meio do aplicativo. Conforme a assessoria de imprensa da ANS, as informações também estão disponíveis no endereço www.ans.gov.br.
Conforme Flávia Tanaka caso o consumidor receba uma negativa de cobertura, sob a alegação de que o procedimento não é coberto pelo plano e, por meio desse aplicativo, descobrir que tem cobertura, poderá ligar diretamente para o Disque ANS e registrar uma reclamação contra a operadora, ou entrar pela central de atendimento do site já com essa informação sobre o direito negado.
"Isso empodera o consumidor. Mesmo no ato, se ele chega em um prestador (de serviço) e solicita a prestação de um atendimento e esse é negado, ele pode ligar e buscar seus direitos."
Para a diretora, a ideia da ANS é, por meio dessa ferramenta móvel, garantir mais serviços para o consumidor brasileiro.
"O bom é que tem espaço para aprimorar. Nessa primeira versão, a gente buscou dar um serviço de grande alcance e utilidade para a população. Trabalhamos para colocar um guia para contratação de planos, informativo e interativo, de acordo com as necessidades do consumidor. Também temos intenção em criar um guia de planos da agência para fins de consulta e portabilidade. Esses projetos dependem da equipe de tecnologia da informação (TI) da ANS para avançar."
As ações visam dar maior transparência do setor para o consumidor. Segundo Flávia Tanaka, o objetivo é tentar reduzir a assimetria de informação, ajudar o consumidor de planos de saúde a entender melhor o setor, seu funcionamento e escolher cada vez mais de forma consciente. Para facilitar o acesso dos consumidores ao aplicativo, a ANS colocou em sua página na internet uma apresentação e um vídeo tutorial com o passo a passo para auxiliar na tirada de dúvidas.
O ANS Móvel está disponível no momento para o sistema operacional Android e, em breve, será disponibilizado também para o sistema iOS. 


Fonte: Agência Brasil / Click PB

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Saúde da Paraíba faz novo balanço e registra 21 casos de microcefalia no estado

Microcefalia é uma anomalia que se caracteriza por um crânio de tamanho menor que o da média; defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba confirmou, nesta sexta-feira (13), após reunião da equipe técnica do órgão, que já foram constatados 21 casos de microcefalia em 2015. Depois de ter divulgado os primeiros casos em Cabedelo, na Grande João Pessoa, e em São Miguel de Taipú e Sapé, todos na Zona da Mata paraibana, Campina Grande também entra nesta lista.
A microcefalia vem causando espanto pelo aumento considerável no número de casos em Pernambuco, que saltaram de uma média de dez, em 2014, para 141 casos neste ano. Com isso, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública de importância nacional.
Em nota, a Saúde do Estado definiu que vai instaurar um instrumento de notificação de novos casos da doença, para que ela seja melhor monitorada na Paraíba.
“Ficou definido a construção de um instrumento de notificação para consolidar dados clínicos, epidemiológicos e diagnósticos desses pacientes, visando identificar possível alteração do padrão epidemiológico da microcefalia e fatores relacionados à sua ocorrência”, afirma a nota. 
O Ministério da Saúde, também em nota, ressaltou que a microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

A doença

A microcefalia é uma anomalia que se caracteriza por um crânio de tamanho menor que o da média. Os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, infecções por bactérias ou vírus e a radiação. 
Crianças que nascem com microcefalia podem ter o desenvolvimento cognitivo debilitado. Não há um tratamento definitivo capaz de fazer com que a cabeça cresça para um tamanho normal, mas há opções de tratamento capazes de diminuir o impacto associado com as deformidades.


Fonte: Portal Correio

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Governo do Estado discute melhorias do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou nessa terça-feira (10) uma reunião sobre o Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (Sipia/Sinase). O objetivo foi alinhar a utilização do Sipia/Sinase e firmar acordo para uma integração de todos os evolvidos no processo socioeducativo.
O sistema, em utilização no Estado da Paraíba desde 2011, propõe que os dados de todos os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa – seja meio aberto ou meio fechado – estejam registrados no Sistema de Informação em rede para acompanhamento, direcionamento das medidas e tratamento de dados referentes a adolescentes.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, destacou que o Sistema avançou na Paraíba, mas precisa melhorar. “Este é um Sistema importante que implantamos na Paraíba, capacitamos técnicos e estamos acompanhando de perto”, ressaltou.
O Sipia/Sinase fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem abrangência nacional, banco de dados único e todos os operadores de direitos devem estar em rede para utilizar o Sistema, que cumpre o papel de ser ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas, Ministério Público, Varas da Infância e Juventude, Delegacias, Creas e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
Participaram da reunião, além da secretária Aparecida Ramos, a consultora da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Daniele Rodrigues; a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos; os representantes do Ministério Público e Coinju, Clodine Azevedo e Robson Bezerra.
Ainda participaram da reunião o administrador estadual do Sistema em meio fechado, Dorivaldo Pereira; e a administradora estadual do meio aberto, Patrícia Martins, além da chefe de gabinete da Sedh, Neide Nunes; a gerente executiva da Assistência Social, Patrícia Oliveira; a gerente de Proteção Social Especial, Gabrielle Andrade; a gerente da Vigilância Socioassistencial, Jaciana Magalhães, e técnicos da Sedh.

Fonte: PB Agora

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Rússia irá implantar rede WiFi para religiosos


Programa vai oferecer acesso grátis e conteúdo “puro”
O Conselho Interconfessional da Rússia resolveu elaborar uma ideia de ter uma rede WiFi exclusiva para religiosos.
O projeto pretende instalar pontos de WiFi próximo a templos e os usuários não poderão compartilhar mensagens de caráter extremista, sectário ou pecaminoso, pois a rede irá bloquear esse tipo de troca de informação.
O mesmo vai acontecer com o acesso de fatos históricos falsificados como explicou o sacerdote Roman Bogdasarov, residente adjunto da seção pela interação da Igreja e sociedade da Igreja Ortodoxa Russa.
Instalar os pontos de acesso será uma tarefa das prefeituras e assim que estiver pronta, a tecnologia será repassada aos templos gratuitamente.
Além dos ortodoxos, outros grupos religiosos poderão utilizar a rede de WiFi, inclusive cristãos, budistas, judeus e muçulmanos.
Líderes dessas religiões estão satisfeitos com o projeto, pois entendem que através da internet os fiéis recebem informações indecentes que fogem do que eles são ensinados em suas igrejas e templos.
“Agora muitas pessoas mesmo as que não desejam isso frequentemente recebem informações indecentes através da Internet. […] Convém proteger os nossos jovens a crianças deste fenómeno”, disse à imprensa o presidente adjunto do Conselho de muftis da Rússia, Rushan Khazrat Abbyasov.
Mas ao contrário do que se possa imaginar, o conteúdo permitido através dessas redes não será exclusivamente religioso, porém terão um bloqueio prévio.
“Não dizemos que na Internet ortodoxa só haverá sermões do patriarca ou sites ortodoxos. Haverá muitas coisas, inclusive cinema normal e filmes russos e estrangeiros que infundem nas pessoas tais valores corretos como moral tradicional, patriotismo, proteção da família e crianças”, disse o sacerdote russo Izvestia.
A ideia é criar um ambiente onde a violência e a pornografia estejam censuradas para que os religiosos do país possam trabalhar e se comunicar pela internet sem ser cercado por este tipo de conteúdo. Com informações Sputnik News


Fonte: Gospel Prime

domingo, 8 de novembro de 2015

Paes defende pré-candidatura de secretário que espancou mulher

Prefeito do Rio de Janeiro voltou a classificar de "assunto familiar" a investigação que apura agressões à ex-mulher do secretário Pedro Paulo

Depois de chamar de "tema da vida privada" as agressões à ex-mulher do secretário Pedro Paulo Carvalho, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) voltou a classificar de "assunto familiar" a investigação que agora será conduzida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em 2010, segundo inquérito conduzido pela polícia do Rio revelado por VEJA, Pedro Paulo espancou a ex-mulher Alexandra Marcondes com socos e chutes, chegando até a quebrar um dente da então companheira.
Na manhã deste domingo, Paes defendeu a manutenção da pré-candidatura do secretário nas eleições do ano que vem. O peemedebista afirmou que o secretário "já fez os "esclarecimentos necessários". "O secretário Pedro Paulo já fez as explicações de um assunto familiar. Deve ser muito difícil na vida pública ter que fazer explicações familiares, de assuntos de suas relações pessoais de maneira pública. Imagino a dificuldade pessoal dele de lidar com essa questão dessa maneira", afirmou o prefeito, na entrega do prédio do IBC, centro de transmissão das imagens da Olimpíada de 2016.
Paes se derreteu em elogios ao braço-direito, recusando-se a analisar o impacto das denúncias no eleitorado: "Não sou analista político. O meu candidato é o Pedro Paulo e vai permanecer até o fim. Ele é o melhor candidato para a cidade. Ao longo do nosso governo, [ele] coordenou tudo isso. Se as coisas estão saindo é porque tínhamos na Casa Civil um time de jovens preparados, com a cabeça moderna montando concessões, PPPs que o Brasil ainda não aprendeu a montar. PPP na Prefeitura do Rio sai na urina. Quem fez isso foi o secretário Pedro Paulo", disse Paes.
Braço direito do prefeito, Pedro Paulo sempre ocupou postos-chave ligados aos cargos ocupados por Paes e já foi eleito deputado federal duas vezes.
Na semana passada, Pedro Paulo admitiu as "agressões mútuas", mas disse se tratar de "um episódio superado no âmbito familiar". O caso, no entanto, está longe de ser superado no âmbito judicial. Na última sexta-feira, o procurador de Justiça do Rio Marfan Vieira Martins enviou o inquérito para o procurador-geral Rodrigo Janot conduzi-lo. Por ser deputado federal e ter foro privilegiado, Pedro Paulo só pode ser investigado em Brasília.


Fonte e foto: www.veja.com.br