Radio Evangélica

domingo, 26 de junho de 2016

Só temos uma certeza em relação a educação pública: está falida

Imagem: Internet/Reprodução
Quem foi/é aluno de escola pública, pelo menos nos últimos 20 anos e teve/tem interesse em adquirir conhecimento acadêmico e quer se preparar para o mercado de trabalho sabe que as escolas públicas em forma geral sempre deixam a desejar quanto aos conteúdos passados, pois sempre ficam conteúdos pendentes, principalmente em disciplinas exatas (Física e Matemática). Até posso me citar como exemplo, pois sempre fui aluno de escola pública e para passar em um concurso e em vestibulares tive que correr atrás de conteúdos que deveriam ter sido vistos em sala de aula. Não só eu, mas muitos que concluíram o ensino fundamental comigo não sabíamos fazer uma simples porcentagem, e assuntos do dia a dia que seriam regras de três nunca foram vistos no ensino fundamental e no ensino médio isso nem se fala.
Conclui o ensino médio no final de 2002 e depois de todo esse tempo eu não vi mudanças positivas.
Sei que há o conjunto de fatores, onde há professores comprometidos e outros não, alunos que realmente querem aprender são poucos e muitos pais não estão preocupados com o aprendizado dos filhos o que mais os preocupam manter o filho na escola apenas para garantir seu cadastro em um programa social.
Mas o que mais me deixa ainda mais indignado é que não se ver preocupação em que conteúdos acadêmicos sejam realmente explorados nas escolas, o que mais vejo hoje em dia são alguns grupos defendendo que sejam ensinados nas escolas a ideologia de gênero e rituais de magia negra, não importa a que preço e não importa como está a situação da educação o que mais vale é a implantação desses conteúdos, que não acrescentam em nada na vida acadêmica.
E para confirmar ainda mais que o conteúdo acadêmico é irrelevante a câmara aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias da educação básica. “Não sou contra esse projeto em si”, mas com tantos problemas na educação brasileira, principalmente na educação básica, em relação a conteúdos acadêmicos. Nossos parlamentares deveriam ver quais as verdadeiras prioridades na educação.
Essa má qualidade no ensino é tão agravante que reflete nas universidades, pois a Universidade Católica de Brasília fez uma pesquisa e chegou à conclusão que  mais da metade dos estudantes universitários são analfabetos funcionais.
Imagem: Internet/Reprodução
Outra coisa que estou vendo nos últimos dias são alguns dados apresentados falando no avanço do ensino superior. Mas será que realmente está tendo algum avanço? Se as universidades tivessem formando verdadeiros acadêmicos teriam sim que comemorar, mas as mesmas estão formando ativistas (mesmo essa pesquisa não sendo especificamente relacionada ao Brasil, a realidade aqui não é diferente).
Eu estava conversando com um amigo que fez um curso técnico no antigo CEFET (Atual IFPB) e ele me falou que na época não aprendeu apenas uma profissão, mas aprendeu a ser um cidadão de bem, coisa que hoje em dia não se vê mais.
Cada dia que se passa perco as esperanças de dias melhores para a educação de nosso País. A única certeza que tenho é que ela está falida.


Joabson João

Tags: Educação, conteúdo acadêmico