Radio Evangélica

sábado, 11 de março de 2023

Aprender com a história



"para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder, e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra." (Êx 9:16)

1ª= Águas transformadas em sangue... (magos e encantadores repetiram)

"Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: toma o teu bordão e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se tornem em sangue; haja sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra.
Fizeram Moisés e Arão como o Senhor lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio se tornou em sangue.
De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito." (Êx 7:19-21)

2ª= Egito atacado pelas rãs... (magos e encantadores repetiram)

"Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a mão com o teu bordão sobre os rios, sobre os canais e sobre as lagoas e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs e cobriram a terra do Egito." (Êx 8:5,6)

3ª= Egito atacado pelos piolhos... (magos assumem sua impotência e ser o Dedo de Deus que fazia aquilo)

"Disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende o teu bordão e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.
Fizeram assim; Arão estendeu a mão com seu bordão e feriu o pó da terra, e houve muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos por toda a terra do Egito.
E fizeram os magos o mesmo com suas ciências ocultas para produzirem piolhos, porém não o puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." (Êx 8:16-19)

4ª= Egito invadido pelas moscas... (quê foi feito dos magos e encantadores?

"Assim fez o Senhor; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó, e às casas dos seus oficiais, e sobre toda a terra do Egito; e a terra ficou arruinada com estes enxames." (Êx 8:24)

5ª= Todo gado dos egípcios morreu, mas ao gado dos hebreus, nada aconteceu...
Os homens de faraó averiguam e constatam que de fato os gados dos hebreus nada sofreram.

"O Senhor designou certo tempo, dizendo: Amanhã, fará o Senhor isto na terra.
E o Senhor o fez no dia seguinte, e todo o rebanho dos egípcios morreu; porém, do rebanho dos israelitas, não morreu nem um.
Faraó mandou ver, e eis que do rebanho de Israel não morrera nem um sequer; porém o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir o povo." (Êx 9:5-7)

6ª= O povo egípcio e a sarna (úlceras em homens e animais).
Percebam a passagem do tempo entre uma e outra praga.
Notamos o ressurgimento dos magos e encantadores, que saltitantes de agonia na presença de faraó, nada podem fazer.

"Então, disse o Senhor a Moisés e a Arão: Apanhai mãos cheias de cinza de forno, e Moisés atire-a para o céu diante de Faraó.
Ela se tornará em pó miúdo sobre toda a terra do Egito e se tornará em tumores que se arrebentem em úlceras nos homens e nos animais, por toda a terra do Egito.
Eles tomaram cinza de forno e se apresentaram a Faraó; Moisés atirou-a para o céu, e ela se tornou em tumores que se arrebentavam em úlceras nos homens e nos animais, de maneira que os magos não podiam permanecer diante de Moisés, por causa dos tumores; porque havia tumores nos magos e em todos os egípcios.
Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e este não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés." (Êx 9:8-12)

7ª= O Egito é destruído pela saraiva... Homens, gado e erva do campo são destruídos pela força e poder do meu Deus.
Mas, na terra de Gósen, onde moravam os hebreus, tudo permanecia na mais perfeita ordem, paz e harmonia... Novamente nem magos e nem mesmo encantadores aparecem.

"Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, e cairá chuva de pedras em toda a terra do Egito, sobre homens, sobre animais e sobre toda planta do campo na terra do Egito.
E Moisés estendeu o seu bordão para o céu; o Senhor deu trovões e chuva de pedras, e fogo desceu sobre a terra; e fez o Senhor cair chuva de pedras sobre a terra do Egito.
De maneira que havia chuva de pedras e fogo misturado com a chuva de pedras tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação.
Por toda a terra do Egito a chuva de pedras feriu tudo quanto havia no campo, tanto homens como animais; feriu também a chuva de pedras toda planta do campo e quebrou todas as árvores do campo.
Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia chuva de pedras." (Êx 9:22-26)

A súplica por misericórdia é ouvida pela boca do próprio faraó.

"Então, Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão e lhes disse: Esta vez pequei; o Senhor é justo, porém eu e o meu povo somos ímpios.
Orai ao Senhor; pois já bastam estes grandes trovões e a chuva de pedras. Eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui." (Êx 9:27,28)

Assim fica estabelecida a majestade do Senhor sobre toda a terra.

"Respondeu-lhe Moisés: Em saindo eu da cidade, estenderei as mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e já não haverá chuva de pedras; para que saibas que a terra é do Senhor." (Êx 9:29)

Observem que tudo isso foi feito para que ficasse registrado como memorial perpétuo às nações... Como disse Deus: "Para que todos saibam que Eu Sou o Senhor!"

8ª= Gafanhotos invadem a terra, e agora o que havia resistido à saraiva é destruído; toda erva da terra e todo fruto das árvores, a história nos relata que não ficou absolutamente nada nas árbores, e menos ainda das ervas do campo.

"Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão sobre a terra do Egito, para que venham os gafanhotos sobre a terra do Egito e comam toda a erva da terra, tudo o que deixou a chuva de pedras.
Estendeu, pois, Moisés o seu bordão sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; quando amanheceu, o vento oriental tinha trazido os gafanhotos.
E subiram os gafanhotos por toda a terra do Egito e pousaram sobre todo o seu território; eram mui numerosos; antes destes, nunca houve tais gafanhotos, nem depois deles virão outros assim.
Porque cobriram a superfície de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; devoraram toda a erva da terra e todo fruto das árvores que deixara a chuva de pedras; e não restou nada verde nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito." (Êx 10:12-15)

Assim se acentua a súplica por parte de faraó, pela misericórdia de Deus...

"Então, se apressou Faraó em chamar a Moisés e a Arão e lhes disse: Pequei contra o Senhor, vosso Deus, e contra vós outros." (Êx 10:16)

Tal e qual os ímpios e ateus que conhecemos, ao travar a turbina do avião, arremessam-se ao chão, arrancam seus próprios cabelos, e em desespero clamam a Deus, e em seguida se esquecem que só Deus é o Senhor.
Mas é o Senhor quem faz e permite todas as coisas, isto diz a Palavra.

"O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel." (Êx 10:20)

Assim faraó provoca o desencadeamento dos outros sinais e maravilhas...
Creio mesmo que poderíamos agradecer a Deus por ter endurecido tanto o coração de faraó, porque dessa forma, encontramos na história de todas as eras e nações tais acontecimentos, que nos comprovam e ao mundo, quão grande é o Senhor!

9ª= Neste ponto vemos algo que nos desperta ao que normalmente não se imagina. Trevas densas e espessas, trevas que são descritas, como se fosse possível apalpá-las...
Creio que este é um dos desenhos mais fantásticos que já notei na Bíblia Sagrada; observando-se que durante três dias, o tempo desta praga, ninguém se levantou do seu lugar...
Mas é bom que não se esqueça que os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

"Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.
Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias; não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações." (Êx 10:21-23)

Aqui entendemos a passagem de quase um mês inteiro, a preparação da Páscoa, bem como as normas, para que durante a passagem do anjo, fosse notada a diferença de tratamento, entre o que serve ao Senhor, e o que não o serve.
As vergas e ombreiras das portas das casas, foram tingidas com o sangue do cordeiro da Páscoa, e assim, todos que estivessem nessas casas, seriam poupados e não seriam mortos.

10ª= E foi assim, que todos os primogênitos de homens e de animais da terra do Egito foram mortos...
Tanto na moradia dos senhores, como na moradia dos servos, houve grande choro, lamento e dor, e isso, em toda a terra do Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto...

"Aconteceu que, à meia-noite, feriu o Senhor todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais.
Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto." (Êx 12:29,30)

E como dito no início, por mão forte, o povo de Israel foi libertado da terra e da opressão dos egípcios...

Creio que nesta história fica uma importante lição que é descritas nos versículos seguintes:

"Pois já eu poderia ter estendido a mão para te ferir a ti e o teu povo com pestilência, e terias sido cortado da terra; mas, deveras, para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder, e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra." (Êx 9:15,16)

(ap. Ely Silmar Vidal - Teólogo: COJAE 0001-12-PF-BR; Psicanalista: CONIPSI CIP: 0001-12-PF-BR; Jornalista: DRT-9597/PR e presidente do CIEP - Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333
(41) 99109-8374
(41) 99821-2381 e 99820-9599 (WhatsApp)

Mensagem 16022023 - Aprender com a história - (imagens da internet)

Os trabalhos que desenvolvo, não visam lucros financeiros, e são, apenas divulgação do que acho interessante para conhecimento geral, por isso, não monetizo.

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se a mensagem foi útil, e acha que pode ajudar alguém, divulgue: (ao replicar, preserve a fonte)

Siga-nos: https://www.bitchute.com/video/GGgi9VaNEEpK/

Texto completo e outros em: http://www.portaldaradio.com

[category cristianismo,pensamentos,psicanalise,historia,noticias]

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Nenhum comentário:

Postar um comentário